Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado. Rubem Alves

segunda-feira, 29 de junho de 2009

BIOGRAFIA DO EX-SENADOR EDWARD CATETTE PINHEIRO


EDWARD CATETTE PINHEIRO, nasceu em Monte Alegre – PA, aos 27 de fevereiro de 1912. Fez seu curso secundário no Colégio Marista, em Belém e o curso superior na Faculdade de Medicina na Cidade de Recife.
Colaborou, como jornalista, em vários jornais do Pará.
Como médico, integrou a equipe da Secretaria da Saúde do Pará,
a Fundação do Serviço Especial da Saúde, onde chefiou a sessão de Educação Sanitária do Programa da Amazônia e foi Secretário da Saúde do estado do Pará, no governo Zacarias de Assunção.
Como político foi eleito prefeito do município de Monte Alegre – PA, por duas vezes. Em 1939 e em 1948. Foi deputado federal de 1951 a 1955 e deputado estadual de 1955 a 1958 e de 1959 a 1962, tendo assumido o governo do estado do Pará de janeiro a junho de 1956, por ser na época o Presidente da assembléia Legislativa.
No senado ficou durante 16 anos, de 1963 a 1979, onde presidiu as comissões de Saúde, Redação, Educação e Cultura, Economia e Finanças. Foi o 4° secretário da Mesa Diretora e presidiu o Instituto de Previdência dos Congressistas.
Convidado pelo então presidente da República, Jânio Quadros, foi ministro de Saúde, onde mais uma vez revelou suas qualidades de profissional competente.
Sempre se revelou um bom parlamentar, defensor dos interesses da Amazônia e particularmente do Pará.
Conta-se que, quando senador, passou em Rio Maria a serviço da saúde pública. Na ocasião, moradores interessados na Educação solicitaram com insistência a criação e construção de uma escola pública para a localidade. Catette Pinheiro, político perspicaz, atendeu prontamente o requerimento por entender a real precisão e urgência da população.
A gratidão foi tamanha que a nova escola recebeu o nome do benfeitor Senador Catette Pinheiro.
Edward Catette Pinheiro morreu aos 13 de janeiro de 1992, aos 79 anos de idade, deixando a esposa e quatro filhos. Deixou também os sempre lembrados e relevantes serviços prestados ao povo brasileiro, especialmente ao estado do Pará.

Profª Angelita

Um comentário:

  1. Oi! Amei ver aqui no blog a foto desse velho benfeitor de Rio Maria que teve coragem de assinar um projeto para construir esta escola em 1974.
    E mais... resumi a biografia,descobri a foto, o livro "A Força do Destino" contendo toda a trajetória desse senador.
    Tenho prazer de colaborar a Escola Catette.
    Ange.

    ResponderExcluir